Prefeituras

Além de pesquisa bibliográfica acerca da Comunicação Pública, nosso grupo de pesquisa também faz uma análise qualitativa sobre as práticas e ferramentas utilizadas pelas Secretarias de Comunicação das prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Essas secretarias foram selecionados por terem uma estrutura mais consolidada, além de estarem situadas na região da Grande Vitória, tendo maior presença na mídia estadual.

Vitória

O setor de Comunicação na Prefeitura de Vitória foi criado em 1986, sendo vinculado à Secretaria de Ação Social. Em 1989, no início da administração do ex-prefeito Vitor Buaiz, foi criada uma Coordenadoria de Comunicação, ligada ao gabinete do prefeito. Em 1992 foi realizado o primeiro concurso público para seleção de profissionais para trabalhar nessa área – o que antes era feito por meio de contratos terceirizados ou por meio de cargos comissionados – a fim de estruturar o setor. Somente em 2006, na administração de João Coser, a Coordenadoria de Comunicação desvinculou-se do Gabinete do Prefeito, tornando-se uma Secretaria de Comunicação.

Atualmente, a estrutura da secretaria de Comunicação da PMV é composta por três subsecretarias: 1) a Subsecretaria de Comunicação Institucional, responsável pelo gerenciamento de governo eletrônico (incluindo as coordenações do portal, das mídias sociais e da edição de notícias) e pelo gerenciamento da comunicação interna; 2) a Subsecretaria de Imprensa, responsável pela mediação entre a prefeitura e os meios de comunicação locais e nacionais, trabalho desenvolvido por 26 jornalistas. Sua função é também o de gerenciar o conteúdo produzido por assessores e outros agentes de comunicação, que serão veiculados em diversas mídias; e 3) a Subsecretaria de Marketing, responsável pelo gerenciamento de publicidade e de eventos (incluindo a coordenação de criação e a coordenação de imagem).

Clique na logo e tenha acesso ao Portal da Prefeitura de Vitória.

Para acessar os vídeos institucionais, clique aqui.

 

Vila Velha

A Secretaria de Comunicação de Vila Velha foi criada em 13 de julho de 2010, na administração do atual prefeito Neucimar Fraga. Por ter sido criada recentemente possui uma estrutura menos consolidada em relação à Prefeitura de Vitória, que vem construindo uma cultura na área de comunicação há mais de duas décadas. A Secom de Vila Velha é composta por: 1) uma Coordenação de Jornalismo, onde se incluem a editoria de notícias, a assessoria do prefeito e os demais assessores das secretarias; 2) uma Gerência de Fotografia e 3) uma Coordenação de Publicidade e Marketing, responsável pela elaboração de eventos e publicidade.

Clique na logo e tenha acesso ao Portal da Prefeitura de Vila Velha.

Para acessar os vídeos institucionais, clique aqui.

Cariacica

A estrutura administrativa da Prefeitura de Cariacica está assim organizada: 1) Gerência de Jornalismo, responsável pelo atendimento de demandas da imprensa, assessoria do prefeito e da prefeitura e produção de conteúdos; 2) Gerência de Publicidade, responsável pela elaboração e produção de peças publicitárias e 3) Gerência Administrativa, responsável pelo controle burocrático dos assuntos relacionados à Secom, tais como contratos e orçamentos.

Clique na logo e tenha acesso ao Portal da Prefeitura de Cariacica.

Para acessar os vídeos institucionais, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s